loader

1870

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA 

A Rosior nasce em 1978 fruto do desejo profundo de Manuel Rosas. No entanto, a história leva-nos a 1870, ano de nascimento de Domingos Martins Ferreira, avô de Manuel Rosas e fundador da empresa Rosas de Portugal, lda.
image

1890

ROSAS DE PORTUGAL

image
image
image
Nasce a empresa Rosas de Portugal, Lda, um grande impulsionador da indústria de ourivesaria em Portugal à época, líder na Península Ibérica na década de 1960-1970.

1949

O NASCIMENTO DE MANUEL ROSAS

Este ano marca o nascimento de Manuel Rosas, fundador da Rosior. Estuda Arquitectura e Engenharia, mas os conturbados anos 70 em Portugal levam-no à empresa da família Rosas de Portugal onde trabalhou durante 5 anos. Desempenhou funções nas áreas de produção de joalharia e mercados externos, com visitas aos clientes europeus e presença nas feiras de Munique, Basel e Vicenza.
image
image
image

1978

A CRIAÇÃO DA ROSIOR

O inconformismo com os padrões estabelecidos na empresa da família aliados à sua capacidade empreendedora levam-no a criar a sua própria empresa. Assim nasce a Rosior.
image
image

1979

A INTERNACIONALIZAÇÃO

image
image
image
A exportação tomou, desde cedo, a grande fatia de produção da ROSIOR que logo nestes primeiros anos expôs em Vicenza, Basel e Munique, onde obteve encomendas que a impeliram para um grande crescimento. Nos anos seguintes desenvolveu a capacidade de produção chegando a somar 80 colaboradores directos e cerca de 2 centenas de indirectos. A ROSIOR participou anualmente nas feiras de Basileia e Vicenza durante 29 anos.

1981

OS PRIMEIROS PRÉMIOS

Os anos 80 marcam o início de vários prémios atribuídos à Rosior e ao seu fundador e criador Manuel Rosas. O 1º prémio de design é entregue pelo Conselho Mundial do Ouro, Secretaria de Estado da Cultura e AIORN (a associação do sector à data) a Manuel Rosas, por uma das suas criações, uma Cruz.
image
image

1983

PRIMEIRA EXPOSIÇÃO NOS E.U.A

image
image
O mercado americano ganha especial importância para a ROSIOR no início dos anos 80 e a presença nas duas edições anuais da feira de Nova Iorque dura pelos 15 anos seguintes. Durante esse período, o mercado americano torna-se o principal mercado da Rosior que fornece casas como a Tiffany&Co, Saks Fifth Ave, Macy’s, Fortunoff, Bloomingdale’s, Finley’s, Sterling, Zales entre muitos outros. Mais tarde veio a participar na feira de Miami.

1984

A ABERTURA DA PRIMEIRA BOUTIQUE

Desde cedo que Manuel Rosas sentiu a necessidade de chegar mais perto do cliente final e esse desejo manifesta-se neste ano com a abertura da primeira loja própria Rosior. Uma loja que ainda hoje se encontra em actividade, como oficina.
image

1986

A PRIMEIRA PATENTE ATRIBUÍDA

De entre tantos outros prémios que, quer a Rosior, quer o seu fundador e criador recebeu, destaca-se o prémio “Ideias Inovadoras”, reconhecido pelo IAPMEI, Caixa Geral de Depósitos e Ministério da Indústria, que foi oferecido pelo então Ministro da Indústria e Energia, Eng. Mira Amaral, pela invenção e patente de “Processo de fabrico de peças ocas de ourivesaria por deposição eletroquímica”. A patente acabou por ser atribuída em 1992. (Foto prémio e foto da patente)
image
image
image
Este é também o ano da primeira incursão na Ásia, no Japão, depois do Conselho Mundial do Ouro ter selecionado a Rosior entre 20 expositores de todo o mundo, para representar Portugal numa importante exposição em Tóquio. Veio mais tarde a participar também na Feira do Dubai.

1987

BIG APPLE

O ano de criação de uma peça inspirada nas muitas viagens efectuadas ao continente americano, mais concretamente a Nova Iorque, uma cidade que sempre inspirou Manuel Rosas.
image

1988

A PRIMEIRA BOUTIQUE EM LISBOA

A Rosior abre este ano, na Rua do Ouro, em Lisboa, em regime de franchising. Uma experiência breve, pois poucos meses depois deflagrou o incêndio do Chiado, um evento que destruiu o interior da loja.
image

1990

O RELÓGIO ROSIOR E UM PRÉMIO ESPECIAL

Manuel Rosas cria o primeiro relógio Rosior, naquele que foi considerado o primeiro relógio português a ser feito em ouro. Uma edição limitada a poucos exemplares foi totalmente vendida em pouco tempo. A ROSIOR recebe pelas mãos do Ministro da Indústria de Espanha o prémio “European Community Design Prize” pelo design inovador de uma das suas criações. 
image
image
image

1993

PRESIDÊNCIA DA EMAGOLD

José Manuel Rosas é nomeado Presidente da Emagold em Portugal. Esta associação visava a criação de uma marca europeia segundo as normas de qualidade ISO9002.
image

1994

POINÇON DE MAÎTRE

A ROSIOR recebe e mantém, até aos dias de hoje, o registo da marca “Poinçon de Maître Contrôle des Metaux Preciaux”, na Suiça.
image

2000

DE BEERS MILLENNIUM DIAMONDS

Os anos 90 são marcados pela criatividade de Manuel Rosas na criação de peças de alta joalharia. O culminar desta inspiração foi a apresentação dos “De Beers Millennium Diamonds”, um número limitado e numerado de 2000 diamantes de alta qualidade a nível mundial dos quais a Rosior teve acesso exclusivo de 25 exemplares. Todos eles foram rapidamente vendidos em Portugal e 4 deles estão aplicados num dos anéis mais icónicos daquele ano.
image
image

2004

UM ÍCONE DA INVICTA

image
image
A abertura da nova “flagship store” Rosior Aviz, que ainda hoje se mantém como um ícone na zona da Boavista, no Porto.
image

2006

A NOVA GERAÇÃO

A entrada de José Rosas, filho mais velho de Manuel Rosas e que dá início a uma nova geração à Rosior. 
image

2007

CRIAÇÕES ÚNICAS DE MANUEL ROSAS

O ano que marca o início das exposições “Criações únicas de Manuel Rosas”, uma série de eventos apenas acessíveis por convite. A primeira exposição acontece em Paris, na Embaixada de Portugal, e conta com os clientes e amigos mais queridos da Casa.
image
image

A CLUTCH “GEMS DREAM”

Este é o ano que marca também o início da manufactura daquela que viria a ser a peça mais icónica da Rosior. Com mais de 420 ct e 4700 pedras preciosas, a clutch “Gems Dream” está em produção durante os dois anos seguintes. É finalmente acabada, certificada e assinada pelo seu criador, Manuel Rosas.

2011

A ABERTURA NO HOTEL MAIS ICÓNICO DE LISBOA

Em 2011 é inaugurada a primeira loja própria em Lisboa, no Hotel Ritz Four Seasons, onde ainda hoje se mantém.
image

2018

EM TODA A SUA GRAÇA

A entrada de Graça, filha de Manuel Rosas, marca o início de um virar de página de uma história que ela mesmo tem vindo a escrever. Após terminar o seu doutoramento em biotecnologia, tal como o pai, foi no percurso da família que veio encontrar a sua verdadeira vocação. Hoje é a voz da criação, que orienta os artífices na oficina Rosior a seguirem o legado deixado pelo pai. Este é também o ano da renovação profunda da boutique Rosior no hotel Ritz em Lisboa.
image
image

2020

O Legado

O ano que marca o falecimento do fundador e criador da Rosior. O seu legado está hoje presente, mais do que nunca, em cada uma das criações Rosior.
image

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilizador.